NSR Geriatria Integrada

Acompanhe nossas redes sociais

Acompanhe 

nossas redes sociais

Tire todas as suas dúvidas sobre a geriatria

Quem é considerado idoso?

Pelo critério cronológico, idoso é a pessoa que tem 60 anos ou mais. São considerados muito idosos aqueles com idade superior a 80 anos.

Quem precisa procurar um Geriatra?

Qualquer pessoa que queira ter um médico que cuide de sua saúde como um todo, realizando prevenção de doenças para um envelhecimento saudável, acompanhando e tratando doenças existentes, além de receber orientações específicas em relação a atividades física e atividades que estimulem a memória, de acordo com a sua faixa etária, deve procurar um geriatra.

Afinal de contas, envelhecer bem, de forma ativa com autonomia e qualidade de vida é um desejo comum e, por isso, todos podem procurar um geriatra.

Como é a consulta geriátrica?

A consulta de um médico geriatra caracteriza-se por uma entrevista completa, uma avaliação global, que visa entender o paciente como um
todo, em seu contexto de saúde, social e familiar. O paciente é questionado sobre doenças prévias, medicações de uso diário, além de varias questões sobre sua saúde, suas vivências e sua história de vida. Dessa maneira, a primeira consulta geriátrica possui tempo de duração médio de uma a duas horas.

Onde a consulta pode ser realizada?

O médico geriatra pode atende-lo no consultório, por meio de um atendimento personalizado e com hora marcada.

Caso o paciente prefira ou esteja impossibilitado de sair de casa para ir ao consultório, o Geriatra pode realizar a consulta em sua residência.O Geriatra pode ainda acompanhar o paciente em uma internação hospitalar em conjunto com a equipe do hospital, bem como ir até uma casa de repouso caso seja da vontade do paciente ou de sua família.

O que devo levar em uma primeira consulta geriátrica

Na primeira consulta, o médico geriatra tentará conhecê-lo um pouco mais. A presença de um familiar ou alguém que conviva com você é importante, pois pode auxiliar a sanar algumas dúvidas e a entender melhor sobre problema de memória, por exemplo.

Os exames dos últimos três, quatro anos, ou os de grande relevância, como por exemplo, um Cateterismo ou uma Ressonância Magnética Cerebral, devem ser sempre levados à consulta, isso facilita comparações e evita a realização de exames desnecessários.

É muito importante trazer as receitas médicas anteriores ou, até mesmo as caixas das medicações de uso contínuo. Com isso, o Geriatra poderá evitar a prescrição de medicamentos que possam gerar efeitos colaterais comuns no idoso – que costuma utilizar diversos remédios em conjunto.

Diário do cuidador de idosos +Tabela de Controle de Medicamentos:

Um forma simples e fácil de organizar os cuidados com os idosos. O Diário do Cuidador de Idosos é uma ferramenta para contribuir na organização da rotina de cuidados de um idoso agora dependente.

Message Us on WhatsApp